A Inspiração

Quando criei o blog “Projeto de Futuro”, a minha intenção era compartilhar. Compartilhar estórias, caminhos, vidas. No meu consultório, todos os dias, recebo jovens aflitos, com muitos receios, e até mesmo posso dizer medo ( relutei para usar essa palavra porque não gosto muito desse sentimento) de seguir em frente. Medo de escolher um caminho profissional, medo de “se colocar a caminho”. Isso acontece, percebo, por dois motivos: o primeiro, a insegurança (insegurança de escolher uma profissão por não saber quem se é de verdade, por não conhecer de verdade como é o dia a dia de um profissional de determinada carreira ou porque surgem algumas incertezas em relação ao mercado de trabalho e salários) e em segundo lugar, a questão da auto-estima (surgem muitos questionamentos: será que eu sou capaz de escolher? será que sou forte o bastante pra tomar uma decisão e seguir em frente? Será que sou capaz de tomar uma decisão sozinho? etc..). Muitas vezes, até ter que escolher que profissão vai seguir, um jovem entre 16 e 18 anos pode nunca ter precisado fazer uma escolha tão importante.

A Orientação Vocacional Gestáltica entende todos esses questionamentos e durante o processo passeamos por todos esses pontos: auto-conhecimento, auto-estima, habilidades, informações sobre carreira e mercado e maturidade para escolher. Mas, queríamos algo a mais. Queríamos mostrar para nossos clientes e leitores estórias possíveis de profissionais bem-sucedidos que foram em busca do seu sucesso com muito trabalho e dedicação. Mostrar que é possível ser um bom profissional quando se faz o que se gosta (por isso que escolher certo é fundamental) e quando há empenho e responsabilidade. Sim, porque é necessário muita responsabilidade. Muita gente me pergunta se eu acredito em talento nato, vocação etc.. Eu acredito em talento sim, mas se eu colocasse em porcentagem, diria que para ser bem-sucedida, uma pessoa precisa de 30% de talento e o resto é trabalho, vontade e esforço.

Eu acho que fazer a escolha certa é crucial e eu, particularmente, tenho um carinho muito grande por esse trabalho. Se uma pessoa tem um trabalho que a faz feliz, ela se torna uma pessoa melhor, e transforma o mundo num lugar melhor também. Já imaginou: um mundo repleto de bons profissionais, dedicados, preocupados em dar o melhor de si para que tudo se resolva da melhor maneira possível e, portanto, preocupado com os outros também. É uma questão de saúde: teríamos menos pessoas com quadros de depressão, estresse etc... A vida de todo mundo seria bem melhor.

Espero que o “Projeto de futuro” possa servir como um espelho. Espero que possa ser uma forma de questionamento e inspiração para esse galera nova que está traçando seu caminho agora e que tem muita estrada pela frente.
Barbara Tamburini


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alexandra faller, 29 anos, Psicóloga e administradora de RH

 (Alexandra com a filha Catarina, de 3 anos: para ela conciliar a carreira e a maternidade é fundamental!)

       1-O q fez vc escolher a sua profissão?         
Eu quis ser uma profissional completa, sou um tanto quanto perfeccionista, rs..
A minha primeira graduação foi de Administração com ênfase em RH, na ADM tive aulas de Psicologia Organizacional e me apaixonei, nesse momento vi o quanto um psicólogo contribuía para as Organizações e percebi que eu poderia ser uma ótima profissional de RH se tivesse o olhar comportamental do psicólogo.
Assim que me formai em ADM no mês seguinte já estava no primeiro período de Psicologia.
2- Em que local vc trabalha? Como é seu ambiente de trabalho?
Eu trabalho atualmente em dois lugares.
Atendo como psicóloga em meu consultório de noite, sou Gestalt-Terapeuta e durante o dia Coordeno a equipe de R&S do Instituto Capacitare.
Na clínica é um ambiente calmo e silencioso.
No Capacitare ficamos conectados em 220V, rs.. É bem agitado e movimentado. Além da empresa ser referência no Brasil em termos de RH, o clima de trabalho é maravilhoso, as pessoas que estão lá fazem toda diferença, o trabalho é de muita responsabilidade, comprometimento e seriedade, mas as pessoas tornam o ambiente amistoso e agradável.
Passo ótimos momentos em os meus trabalhos.
3- Vc trabalha sozinho ou em equipe?
Na clínica trabalho sozinha, mas conto com o suporte de algumas pessoas fora dos atendimentos.
Na empresa, trabalho o tempo todo em equipe, o que seria de mim e do setor que coordeno se não fosse o nosso trabalho de equipe. Acredito que hoje, mais que em outra época, é fundamental saber trabalhar em equipe, vejo que grande parte das pessoas que não tem essa habilidade tem muitas dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho. Trabalho em equipe é fundamental em qualquer organização hoje em dia e é uma garantia de empregabilidade.
4- Qual seu horário de trabalho? Vc tem uma rotina regular ou o seu horário se modifica em função da carga de trabalho?
Na empresa o horário é regular, de segunda até sexta durante o horário comercial.
No consultório fica mais complicado de fazer um horário fixo, mas tento atender as pessoas nas em dias específicos da semana.
5- Você é empregado com carteira assinada e benefícios ou é autônomo?
Sou as duas coisas, tenho carteira assinada e trabalho por conta própria.
6- Como vc enxerga, atualmente, o mercado de trabalho para um profissional com a sua formação?
O mercado é bom para quem tem um bom relacionamento interpessoal, para quem é pró-ativo, dinâmico, para quem sabe trabalhar em grupo e para quem tem um bom conhecimento técnico.
Hoje não adiante ter apenas uma boa formação, hoje se conta muitíssimo, a forma de como você está no mundo.
7- Como é o seu estilo de vida: é casado, solteiro, mora sozinho ou com os pais, tem tempo para família e para o lazer?
Sou casada e tenho uma filha. Tento administrar o meu tempo da melhor forma para que possa ficar com a minha família e para fazer as coisas que gosto, como ir ao cinema e viajar.
Tenho conseguido até esse momento.
8- Você está satisfeito com o seu rendimento mensal ou acha que poderia ganhar mais?
Estou satisfeita com o que ganho mas poderia ganhar mais, rs..
9- Como vc acha que um profissional com a sua formação pode ajudar na construção de um mundo melhor?
Eu dou oportunidade para que as pessoas possam mudar seu estilo de vida, dou oportunidade para ficarem mais maduros, para serem mais responsáveis pelas suas escolhas, dou oportunidade para que tenham suas primeiras experiências profissionais, ou seja, dou oportunidade para que as pessoas cresçam como seres humanos e que se responsabilizem pelas suas escolhas.
Acho que eu poderia fazer mais pelas pessoas e sei que muitas pessoas com a mesma formação que a minha o fazem.
O ser administrador e o ser psicólogo são profissões que ajudam o meio social como uma todo.
Acredito que ajudamos a fazer um mundo melhor sim!
10- O que vc precisou fazer para chegar aonde chegou?
Precisei ter perseverança, acreditar em mim como ser humano, nos ensinamentos que tive e também tive sorte de encontrar pessoas maravilhosas no meu caminho que foram de fundamental importância para com que eu chegasse onde estou.
11- Vc consegue conciliar vida profissional e vida pessoal?
Sim, tranquilamente.
12- Precisou abrir mão de algumas coisas na vida pessoal por causa da sua carreira?
Sim, abri mão de algumas coisas. Muitas vezes tive que me dedicar aos estudos ou compromissos de trabalho e deixei de ir a uma festa ou a um encontro com amigos. Mas nada que não pudesse ser marcado para outro dia.
13- Quais são suas responsabilidades na profissão que vc exerce?
Sou responsável por inúmeros fatores, mas o que me chama mais atenção é a minha responsabilidade com a saúde mental das pessoas e pelas recolocações de pessoas no mercado de trabalho.
14- Muitos adolescentes ficam muito preocupados com a questão do dinheiro que uma ou outra profissão pode proporcionar. Como foi para vc essa questão?
Sempre acreditei que se eu fosse uma boa profissional receberia bem por isso. Eu nunca fiquei preocupada em relação a dinheiro na hora das minhas escolhas profissionais.
15- Você hoje, com certeza, é uma pessoa bem diferente da que vc era qnd vc escolheu qual carreira seguir.. Como a sua profissão te influenciou a se tornar a pessoa que vc é hj (suas convicções, vontades, crenças etc..) ?
Sou a mesma, mas mudei muitos pontos de vista, hoje sou flexível e me autorizo a mudar quantas vezes forem necessárias para o meu bem estar. A Psicologia me ajudou muito nesse aspecto. A Administração me ajudou a andar com os pés no chão.
>>> Para acessar o site da Empresa Capacitare: http://www.capacitare.com.br/
Se quiser tirar dúvidas sobre a profissão da Alexandra, mande um e-mail para ela: xandafaller@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário