A Inspiração

Quando criei o blog “Projeto de Futuro”, a minha intenção era compartilhar. Compartilhar estórias, caminhos, vidas. No meu consultório, todos os dias, recebo jovens aflitos, com muitos receios, e até mesmo posso dizer medo ( relutei para usar essa palavra porque não gosto muito desse sentimento) de seguir em frente. Medo de escolher um caminho profissional, medo de “se colocar a caminho”. Isso acontece, percebo, por dois motivos: o primeiro, a insegurança (insegurança de escolher uma profissão por não saber quem se é de verdade, por não conhecer de verdade como é o dia a dia de um profissional de determinada carreira ou porque surgem algumas incertezas em relação ao mercado de trabalho e salários) e em segundo lugar, a questão da auto-estima (surgem muitos questionamentos: será que eu sou capaz de escolher? será que sou forte o bastante pra tomar uma decisão e seguir em frente? Será que sou capaz de tomar uma decisão sozinho? etc..). Muitas vezes, até ter que escolher que profissão vai seguir, um jovem entre 16 e 18 anos pode nunca ter precisado fazer uma escolha tão importante.

A Orientação Vocacional Gestáltica entende todos esses questionamentos e durante o processo passeamos por todos esses pontos: auto-conhecimento, auto-estima, habilidades, informações sobre carreira e mercado e maturidade para escolher. Mas, queríamos algo a mais. Queríamos mostrar para nossos clientes e leitores estórias possíveis de profissionais bem-sucedidos que foram em busca do seu sucesso com muito trabalho e dedicação. Mostrar que é possível ser um bom profissional quando se faz o que se gosta (por isso que escolher certo é fundamental) e quando há empenho e responsabilidade. Sim, porque é necessário muita responsabilidade. Muita gente me pergunta se eu acredito em talento nato, vocação etc.. Eu acredito em talento sim, mas se eu colocasse em porcentagem, diria que para ser bem-sucedida, uma pessoa precisa de 30% de talento e o resto é trabalho, vontade e esforço.

Eu acho que fazer a escolha certa é crucial e eu, particularmente, tenho um carinho muito grande por esse trabalho. Se uma pessoa tem um trabalho que a faz feliz, ela se torna uma pessoa melhor, e transforma o mundo num lugar melhor também. Já imaginou: um mundo repleto de bons profissionais, dedicados, preocupados em dar o melhor de si para que tudo se resolva da melhor maneira possível e, portanto, preocupado com os outros também. É uma questão de saúde: teríamos menos pessoas com quadros de depressão, estresse etc... A vida de todo mundo seria bem melhor.

Espero que o “Projeto de futuro” possa servir como um espelho. Espero que possa ser uma forma de questionamento e inspiração para esse galera nova que está traçando seu caminho agora e que tem muita estrada pela frente.
Barbara Tamburini


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Shirley Cruz, 35 anos, Atriz

Atriz, Jornalista e Produtora - Como atriz, atualmente faz parte do elenco principal da minissérie “Afinal, o que querem as mulheres?”, do premiado diretor Luiz Fernando Carvalho - Rede Globo, o mesmo do filme “Lavoura Arcaica”. Desde 2006 estrela o seriado “Filhos do Carnaval” da HBO, com Direção geral de Cao Hamburger, diretor do filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.

Pela sua atuação na HBO, foi pré selecionada ao Emmy Awards 2010, considerado hoje o Oscar da TV mundial. No teatro esteve no projeto “Negro Olhar”, ao lado de Milton Gonçalves e Ruth de Souza. Sócia e diretora da Preta Produções, empresa extremamente atuante no mercado cultural, esteve a frente de projetos como a gravação do dvd e videoclipe da banda Little Joy, de Rodrigo Amarante (Los Hermanos), show da Maria Rita – G.R.E.S. Caprichosos de Pilares, para um público de 7.000 (sete mil) pessoas. Produziu também os filmes - “Chama Imperiana”, “Norótico”, “A Metralhadora de Selarón”, entre outros.
O projeto atual é o espetáculo “PALAVRA DE MULHER”, da Cia Contemporânea Mulher de Palavra, que criou para desenvolver textos ligados ao universo feminino.

Como Jornalista fez parte da equipe de Jornalismo do SBT, na função de repórter, sob a coordenação de Ana Paula Padrão.


P-     O que fez vc escolher a sua profissão? Alguém te incentivou? Vc acha q alguém te serviu como espelho? Como foi esse processo?

O que acontece é que eu, efetivamente atuo nas três áreas, então os processos foram diferentes, porém interligados. Meus pais foram responsáveis pelo meu acesso e paixão pela arte e pela comunicação. Desde sempre eles me levavam ao teatro, cinema, circo.. nossa, como eu fui ao circo.
Cresci dizendo que ia ser Analista de Sistema e infelizmente não pensei em orientação vocacional, o que me fez perder tempo e ver que não tinha nada haver com essa profissão. Quando vi que informática só era boa como ferramenta e não como ofício, imediatamente migrei para as artes cênicas. É como se o cupido tivesse me flechado!
Aí vem a família, preocupada, dizendo que essa coisa de artista é muito incerto e tal... Queria fazer alguma coisa que de alguma maneira tivesse alguma ligação. Fiz jornalismo e me apaixonei! COMUNICAÇÃO! Me sinto uma comunicadora.

P-     Em que local vc trabalha? Como é seu ambiente de trabalho?

Trabalho em emissoras, em produtoras e há 5 (cinco) anos, abri a Preta Produções com meu irmão, pra colocar em prática nossos próprios sonhos. Eu amo o que faço, portanto se eventualmente o ambiente não estiver bom, eu faço ficar rapidamente.

P-     Vc trabalha sozinho ou em equipe?
Em equipe.

P-     Qual seu horário de trabalho? Vc tem uma rotina regular ou o seu horário se modifica em função da carga de trabalho?
Tudo imprevisível!!! Sem rotina!! Surpreendente o tempo inteiro.

P-     Você é empregado com carteira assinada e benefícios ou é autônomo?
Só quando estou contratada. Ou cachê!

P-     Como vc enxerga, atualmente, o mercado de trabalho para um profissional com a sua formação?
Não vejo diferença entre as profissões. A dificuldade não está ligada a isso. O mundo está confuso, só sobrevivem os resistentes, persistentes e os talentosos.

P-     Como é o seu estilo de vida: é casado, solteiro, mora sozinho ou com os pais, tem tempo para família e para o lazer?

Sou solteira, moro com meu irmão mais que amigo e reservo os domingos pra família.

P-     Você está satisfeito com o seu rendimento mensal ou acha que poderia ganhar mais?
Sou feliz, já comprei minha casa e vejo minha carreira crescer a cada dia. Não tenho dúvidas da onde vou chegar.

P-     Como vc acha que um profissional com a sua formação pode ajudar na construção de um mundo melhor?
Se cada um fizer a sua parte, não existiria problemas. No meu caso a informação é a ferramenta principal.

P-      O que vc precisou fazer para chegar aonde chegou?

Gosto do que faço, tenho força de vontade, me qualifico sempre e me articulo muito, procuro conhecer as pessoas do meio.

P-      Vc consegue conciliar vida profissional e vida pessoal?
Sim

P-      Precisou abrir mão de algumas coisas na vida pessoal por causa da sua carreira?
Isso é normal, a vida é feita de escolhas.

Quais são suas responsabilidades na profissão que vc exerce?
Muitas. O principal é preciso ter palavra e cumprir seus compromissos. Ler muito, ser sociável, na minha profissão é preciso gostar de gente.


P-      Muitos jovens ficam muito preocupados com a questão do dinheiro que uma ou outra profissão pode proporcionar. Como foi para vc essa questão?

Claro que tem profissões que nitidamente você tem chances maiores de ganhar uma boa grana. Mas em geral não acredito nisso. Tem médico rico e pobre, tem advogado rico e pobre, tem artista rico e pobre... isso não tem regra. O fato de vc estudar medicina não te garante uma boa conta bancária. O tem talento, perseverança, esforço e uma boa pitada de AXÉ é que contam.

P-       Você hoje, com certeza, é uma pessoa bem diferente da que vc era qnd vc escolheu qual carreira seguir.. Como a tua profissão te influenciou pessoalmente?Foi DETERMINANTE. Fui e sou feliz de verdade nas minhas escolhas. O fato de me relacionar muito com as pessoas, de trabalhar com a emoção e com a informação me fez um ser humano mais interessante e melhor.


>>> Para ver Shirley no vídeo dá uma olhada nestes links:
http://www.youtube.com/watch?v=iVdg_W6TdnE
http://www.youtube.com/watch?v=wbLyXiB--fI

Nenhum comentário:

Postar um comentário