A Inspiração

Quando criei o blog “Projeto de Futuro”, a minha intenção era compartilhar. Compartilhar estórias, caminhos, vidas. No meu consultório, todos os dias, recebo jovens aflitos, com muitos receios, e até mesmo posso dizer medo ( relutei para usar essa palavra porque não gosto muito desse sentimento) de seguir em frente. Medo de escolher um caminho profissional, medo de “se colocar a caminho”. Isso acontece, percebo, por dois motivos: o primeiro, a insegurança (insegurança de escolher uma profissão por não saber quem se é de verdade, por não conhecer de verdade como é o dia a dia de um profissional de determinada carreira ou porque surgem algumas incertezas em relação ao mercado de trabalho e salários) e em segundo lugar, a questão da auto-estima (surgem muitos questionamentos: será que eu sou capaz de escolher? será que sou forte o bastante pra tomar uma decisão e seguir em frente? Será que sou capaz de tomar uma decisão sozinho? etc..). Muitas vezes, até ter que escolher que profissão vai seguir, um jovem entre 16 e 18 anos pode nunca ter precisado fazer uma escolha tão importante.

A Orientação Vocacional Gestáltica entende todos esses questionamentos e durante o processo passeamos por todos esses pontos: auto-conhecimento, auto-estima, habilidades, informações sobre carreira e mercado e maturidade para escolher. Mas, queríamos algo a mais. Queríamos mostrar para nossos clientes e leitores estórias possíveis de profissionais bem-sucedidos que foram em busca do seu sucesso com muito trabalho e dedicação. Mostrar que é possível ser um bom profissional quando se faz o que se gosta (por isso que escolher certo é fundamental) e quando há empenho e responsabilidade. Sim, porque é necessário muita responsabilidade. Muita gente me pergunta se eu acredito em talento nato, vocação etc.. Eu acredito em talento sim, mas se eu colocasse em porcentagem, diria que para ser bem-sucedida, uma pessoa precisa de 30% de talento e o resto é trabalho, vontade e esforço.

Eu acho que fazer a escolha certa é crucial e eu, particularmente, tenho um carinho muito grande por esse trabalho. Se uma pessoa tem um trabalho que a faz feliz, ela se torna uma pessoa melhor, e transforma o mundo num lugar melhor também. Já imaginou: um mundo repleto de bons profissionais, dedicados, preocupados em dar o melhor de si para que tudo se resolva da melhor maneira possível e, portanto, preocupado com os outros também. É uma questão de saúde: teríamos menos pessoas com quadros de depressão, estresse etc... A vida de todo mundo seria bem melhor.

Espero que o “Projeto de futuro” possa servir como um espelho. Espero que possa ser uma forma de questionamento e inspiração para esse galera nova que está traçando seu caminho agora e que tem muita estrada pela frente.
Barbara Tamburini


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

UM PROFISSIONAL EM CONSTANTE MUDANÇA E EVOLUÇÃO: UMA HISTÓRIA DE REORIENTAÇÃO DE CARREIRA.

Roberto Thiengo – Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial - Especialista em Administração Hospitalar  - Professor de Graduação e Pós-Graduação da UNIGRANRIO  - Consultor e Instrutor do SEBRAE e SENAC - Professor-Tutor da FGV online e da  UC Sebrae

robertothiengo@terra.com.br 



Roberto  é um profissional que aprendeu a lidar com mudanças, sempre procurando aliar oportunidades com vontade de evoluir.

Ainda adolescente enveredou pelo caminho da música, participando de algumas bandas de Rock. Nessa época também desenvolvia um talento para desenho, quando tentou o vestibular para arquitetura. Porém, não conseguiu se classificar.

Logo em seguida, iniciou um curso de química industrial, procurando adicionar novos conhecimentos, já que ingressara em uma empresa multinacional na área de petróleo. Não chegou a concluí-lo apesar de ter demonstrado bastante habilidade com tubos de ensaios e componentes químicos.

Inquieto, Roberto iniciou um curso de técnico em contabilidade, procurando adequar-se às suas novas tarefas no departamento de contabilidade da mesma empresa.

Assim, iniciou-se um período em sua vida que podemos classificar de “deixa a vida me levar” que durou quase vinte anos, tendo como  destaque a conclusão do curso de contabilidade e a graduação em Administração de Empresas.

Nesse meio tempo, apesar de estar desenvolvendo uma carreira no departamento de planejamento estratégico da empresa, resolveu aceitar um convite para se transferir para a área econômica de outra empresa distribuidora de derivados de petróleo.

Lá, começou a ter contato com o mercado através de participações em comitês de energia em Brasília. Seu desempenho lhe rendeu um convite para assumir a gerência financeira, desafio este que foi aceito de imediato.

Nessa nova função acumulou importante experiência ao gerenciar uma equipe de 25 funcionários, todos ligados diretamente a administração dos recursos financeiros da instituição. Também acumulou experiência na negociação de debêntures no valor de US$ 20 milhões e capital de giro diário de US$ 2 milhões.

Aprendeu a lidar com a pressão. Aprendeu a lidar com pessoas. Aprendeu a lidar com o mercado e suas particularidades. Aprendeu a lidar com o dia a dia da vida de um executivo.

Já com 45 anos, viu a empresa perder o controle acionário para uma entrante no mercado e, assim, numa ordem natural da situação, saiu da empresa. Nesse momento já fervilhava dentro de Roberto, uma enorme vontade, quase se transformando em uma necessidade, de promover uma mudança radical em sua vida profissional e pessoal.
Precisava respirar novos ares.

Veio o tempo e, com ele, a oportunidade de se aposentar por já ter trabalhado o suficiente para poder usufruir  de tal benefício.
Roberto começou a se dedicar a um projeto: tornar pública sua experiência de 30 anos no mercado, para que outras pessoas pudessem ler, ouvir, enfim, tomar conhecimento de sua vida e, assim, poderem ver que a mudança renova, inova e nos faz ficar vivos.

Para que  esse processo pudesse se tornar realidade, teria que fazer alguns investimentos numa área desconhecida. A área da educação. E não teve nenhuma dúvida em fazê-lo ou medo desse novo desafio.

Voltou aos bancos de uma sala de aula e cursou  Pós-graduação em Administração Hospitalar.
A volta aos estudos lhe abriu novas perspectivas. Sua participação em congressos, seminários, jornadas e palestras, logo se transformou em propostas concretas para que pudesse dar início ao seu projeto. E então começou a facilitar cursos na área técnica do comércio.

O prazer por estar transmitindo seus conhecimentos, aliados a necessária teoria das disciplinas, contagiou Roberto Thiengo.

Em 2004, Roberto não teve receio em enviar seu currículo para uma Universidade, candidatando-se a uma vaga no corpo docente da Instituição.
Sua vasta experiência no mercado, sua graduação em Administração e sua vontade em exercer uma função de facilitador e construtor do conhecimento, lhe renderam um convite para dar aulas a alunos do curso de graduação em Administração de Empresas.

Com esse convite, mais um desafio se apresentou. E mais uma vez Roberto mudou. E mais uma vez Roberto evoluiu. E não parou por aí. Inscreveu-se e foi aprovado para ingressar no Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial.

Hoje, já Mestre em Administração, dá aulas em graduação e pós-graduação. Também enveredou pelos caminhos virtuais da Educação, se tornando Professor Tutor de cursos on line da FGV e da Universidade Corporativa do Sebrae.

Roberto se considera um empreendedor. E ele é! Seu sonho em transmitir seus conhecimentos e experiências, para que outras pessoas possam facilitar seu caminho profissional, está se realizando.

Será que ele vai parar depois disso?
Com certeza, NÃO!
Sua cabeça e seu corpo já estão fervilhando por novas emoções e novos conhecimentos.
Afinal, mudar é evoluir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário